top of page
Search

Uma história, uma noite


 

Autores: Anna Książek, Andrea Pucci

Tradução: Renzo Rocha

 

Por diferentes razões, decidimos nos espalhar e viajar separadamente por algumas semanas. Nós escolhemos a Indonésia. Graças a essa decisão, eu, Anna, tive a possibilidade de criar uma relação mais profunda com algumas das mulheres que conheci. Acima de tudo, com Ajeng, que por uma semana me hospedou em sua casa de família em Malang, Java. Esta história é sobre ela e sua comunidade muçulmana.


Ajeng: Eu quero fazer algumas mudanças no meu país. Hoje, porém, quero apenas fazer mudanças no meu ambiente, na minha vila ou no meu distrito. Mudança é sobre educação, quero que as pessoas sintam como a educação pode lhes proporcionar um futuro melhor. Além disso, devemos apreciar nossa própria cultura, sem deixá-la para trás, como fazem muitos jovens. Eles acham que a cultura é para idosos. Espero que os jovens aprendam novamente como é bela a sua própria cultura. Suas tradições. Nossa herança é nosso orgulho.


Entrei em contato com Ajeng através do workaway.info. Eu fui sua primeira voluntária e, como ela admitiu, estava assustada com essa reunião. Um dia antes da minha chegada, ela pensou em cancelar tudo. Felizmente, ela não fez isso e na manhã seguinte me pegou na estação de ônibus e me levou para o meu quarto, que até tinha um banheiro separado. Um quarto muito simples, mas com tudo o que se precisa. A única armadilha foi o barulho, a casa de Ajeng fica em uma rua muito movimentada. Mas bastava caminhar alguns metros pelo beco e de repente você se encontra no meio de uma vila indonésia, quieta e calma, muito diferente da rua do outro lado. Na vila, assim como em escolas e jardins de infância próximos, tive a chance de ensinar inglês, falar sobre nossa jornada e motivar os alunos a aprender. As mais importantes, no entanto, eram as aulas noturnas organizadas na casa de Ajeng, três vezes por semana. As aulas eram gratuitas e abertas a todas as crianças da vila, independentemente de idade, nível educacional ou situação financeira. Ela as organiza em seu tempo livre - o que não era muito, considerando que Ajeng tem três filhas jovens. Ela acredita que ajudar os outros é uma parte importante, se não essencial, da vida. Essa crença está estritamente relacionada ao que o Islã ensina.


O principal trabalho dos moradores é a agricultura. Não em suas próprias fazendas; eles trabalham para outras pessoas. Muitos deles não sabem ler ou escrever. Muitas pessoas cometem crimes, os adolescentes têm maus hábitos como fumar, usar drogas. Eu acho que a educação pode salvá-los de maus hábitos, más influências. Decidi organizar a aula de inglês, porque isso pode chamar a atenção deles. Se eu criar turmas de língua indonésia ou matemática, as pessoas não viriam. Mas, com o inglês, muitas pessoas estão interessadas: eu quero falar inglês! Quero que meus filhos falem inglês bem! Então eles trazem seus filhos aqui. Às vezes, também visito uma família e tento convencer os pais de que a educação pode melhorar o futuro de seus filhos, que eles podem ter um emprego melhor e uma vida melhor.


A aula de inglês é apenas uma desculpa para educar. Educar, no significado mais amplo desta palavra. Um tópico muito importante para Ajeng é a Ecologia e proteção do meio ambiente. Ela é uma das poucas no país que vê um problema nas montanhas de lixo espalhadas pelas ruas, aonde quer que você vá. Antes de cada aula, Ajeng me pediu algumas vezes para contar aos alunos sobre ruas limpas na Europa, como as pessoas jogam o lixo em lixeiras e, de maneira separada, sobre rios nos quais você pode tomar banho com segurança, porque não são apenas “lixões”. Aulas de ecologia e inglês na casa de Ajeng não são sua primeira iniciativa. Tudo começou com um projeto chamado “Uma noite, Um livro”.


Nosso projeto de mochileiros OMAH oferece estadias de graça aqui em troca de um livro. Você pode ficar aqui por uma noite de graça se você nos trouxer um livro. Todos os livros da nossa biblioteca foram doados assim. Agora estamos tentando também com “Uma noite, Um ensino”, você pode ficar aqui e ensinar crianças durante minha aula de inglês.


Muitos estrangeiros já visitaram a casa de Ajeng. Ela é muito aberta e conhece as diferenças entre pessoas do Leste e do Oeste, Sul Global e Norte Global ou o que você quiser nomear esses mundos (supostamente) completamente diferentes. Ela percebeu as diferenças em expressar emoções, que os ocidentais dizem abertamente quando não gostam de algo, o que para o povo indonésio é uma grande vergonha. Os indonésios nunca expressam decepção ou raiva; mesmo em situações óbvias (do nosso ponto de vista), como quando você pede algo e não recebe. Temos um senso de tempo diferente, bem como uma maneira diferente de comer. Costumamos comer três vezes por dia, mais ou menos as mesmas horas, esperando que outras pessoas se juntem e compartilhem a refeição. Na casa de Ajeng, assim como todas as famílias indonésias que tive a chance de visitar, a comida é preparada pela manhã e fica na cozinha. Sempre que estiver com fome, vá pegar algo, sem considerar a refeição uma ocasião para se reunir.


Ajeng também respeita muitos dos valores que são importantes para nós, mas desconhecidos para a Indonésia, apenas para mencionar a privacidade como exemplo. Ajeng me protegeu das selfies em massa, que são um verdadeiro flagelo nesta parte do mundo. Acima de tudo, penso, Ajeng me levou com ela a lugares muito diferentes, mostrando-me a vida real de uma mulher em uma vila indonésia. Juntamente com ela e suas colegas, preparei uma cerimônia para os cem dias após um enterro, observando mulheres nessa situação informal, ocupadas com a culinária, mas também estando juntas, compartilhando seus pensamentos e sentimentos. A cerimônia foi preparada por mulheres, mas apenas homens puderam participar.


Outro dia, visitando aldeias vizinhas, tive a chance de experimentar um caldo de cana recém-feito, preparar meu próprio café - ou seja, torrar, moer e peneirar os grãos de café -, experimentar muitos pratos locais feitos em cozinhas tradicionais e participar da Cerimônia de “Chegada da Idade” de um menino, um ritual rico em muitas tradições e práticas que permanecerá fixo em minhas memórias por muito tempo. Tudo começou com uma procissão em que o menino a cavalo era cercado pela família mais próxima e seguido por dançarinos e músicos locais, além de “monstros” com forma de leão. Logo depois deles, havia um xamã tentando “lutar” com os “demônios” que incorporavam em quatro homens da aldeia. A cerimônia ocorre apenas se pelo menos uma pessoa estiver possuída - isso significa que a natureza concorda que o ritual aconteça. Homens possuídos têm força sobre-humana; eles precisam ser controlados por pelo menos 3-4 outros homens para não prejudicar ninguém. A procissão chega à água, onde o menino é lavado e a família compartilha comida entre si e com convidados especiais. Como estrangeira, fui convidada a juntar-me a eles, tornar-me um deles.


Ajeng me surpreendia todos os dias, não apenas mostrando-me a vida cotidiana de sua família e vizinhos, mas sobretudo por nossas conversas profundas. Falamos muito sobre o papel das mulheres, que por um lado seguem os deveres tradicionais das mulheres, como cuidar da casa e da família, por outro lado, têm vontade e muita liberdade para realizar suas paixões, ajudar a sociedade. Ajeng, assim como outras mulheres muçulmanas que conheci, estava ansiosa por aprender sobre a Europa e nossa maneira de pensar. Ela valoriza muito suas próprias tradições e religião muçulmana, mas ao mesmo tempo está aberta a diferentes tipos de mudanças que possam ajudar sua sociedade e meio ambiente.


O mais difícil é mudar a mente das pessoas. Às vezes, ensinamos às crianças boa atitude, boas maneiras. Mas quando voltam para casa, voltam aos maus hábitos. Lixo, assistindo a televisão no tempo de aprendizado. A família nunca diz nada. Eles acham que, desde que as crianças frequentem a escola, tudo bem, mesmo que não aprendam. Esse é o nosso grande objetivo aqui: mudar a mentalidade das pessoas.


Através de seu trabalho, Ajeng afeta não apenas a população local, mas também os estrangeiros que visitam sua casa. Graças a ela, eles têm a chance de experimentar e entender a cultura indonésia e o islamismo, em torno dos quais há tantos mal-entendidos, equívocos. Ajeng teve tanto cuidado para não me forçar à sua religião que nunca visitamos uma mesquita e, no entanto, vimos alguns templos budistas e hindus. Ela estava aberta, no entanto, para responder a todas as minhas perguntas e fornecer sua própria opinião sobre os lados bons e ruins de sua religião. Curiosamente, se eu não soubesse que ela estava falando sobre o Islã, eu poderia facilmente acreditar que era tudo sobre cristãos ou qualquer outra religião que eu conheci até agora.


 

Changemaker, Ajeng da Indonésia. Ela organiza aulas de inglês gratuitas para crianças em Malang, Java. Ela também promove ideias relacionadas à ecologia e educação.

Alunos do ensino médio em Malang jogando seu jogo favorito.


Aula em uma escola de ensino médio em Malang, durante a qual Anna conta sua jornada em busca de Changemakers e explica por que vale a pena aprender idiomas.


Os “grandes leões” são uma parte importante da cerimônia de maioridade, o momento em que um menino se torna homem.

Uma mulher de uma vila perto de Malang torra grãos de café, depois os mói e peneira - esse é o processo para preparar esta bebida aromática.


Anna aproveita a oportunidade e prepara seu primeiro café indonésio - o melhor!

 

Você encontrou algum erro no texto? Você gostaria de apoiar-nos na tradução dos "Cenários" e das "Estórias" para diferentes idiomas? Contate-nos agora mesmo! Nós estamos constantemente procurando pessoas para nos ajudar com outros idiomas. Vamos juntos tornar os materiais dos Changemakers disponíveis para mais pessoas! --> hello@exchangetheworld.info


Mais estórias dos Changemaker: exchangetheworld.info



bottom of page